Tecnologia aplicada ao paisagismo: conheça gadgets para tornar seu jardim tech

Style Brokers
Style Brokers -
27/06/2024
- Arquitetura e Design

COMPARTILHAR

As transformações tecnológicas estão por toda parte. E é claro que o paisagismo e a jardinagem também iriam se reinventar dentro do mercado para seguir o fluxo tão rápido e constante de inovações e tendências. Hoje, já é possível encontrar diversas soluções que agregam e facilitam o cultivo e manutenção de jardins, tornando o setor de paisagismo cada vez mais tech e eficiente. Conheça algumas:

Sensores de solo

Existem diversos tipos de sensores inteligentes disponíveis no mercado, que podem trazer informações acuradas sobre o solo, como pH, aspectos nutricionais e teor de umidade. Essas informações são fundamentais para realizar manutenções assertivas no jardim, como aplicação de fertilizantes e corretores de solo, e para definir a frequência da irrigação.

Irrigação automatizada e sensores de chuva

A irrigação é fundamental para que o jardim se desenvolva de forma saudável e permaneça bonito a longo prazo. Por isso, investir em um sistema de irrigação automatizado para o seu jardim pode ser uma ótima forma de facilitar a rotina de manutenção e reduzir a demanda de cuidados. Nesses sistemas, é possível definir quantidade de água, duração e frequência das regas – e tudo é controlado por aplicativo, de forma remota. Além disso, existem sensores de chuva que se conectam a eles e interrompem o programa de irrigação quando houver chuva na quantidade necessária para o jardim. Desta forma, pode-se economizar água e ter uma irrigação mais eficiente.

Apps de jardinagem

Quem nunca encontrou uma planta de que gostou muito e queria descobrir seu nome? Com aplicativos inteligentes de jardinagem, é possível descobrir de qual planta se trata e até dicas de cultivo. O aplicativo gratuito Picture This é um deles.

Robô cortador de grama

Dentro de casa já possuímos robôs que aspiram e até passam pano nos pisos. Mas você sabia que já existem robôs que também cortam grama? E eles são uma excelente solução para gramados de espaços comerciais e esportivos, que precisam estar sempre bem aparados e cuidados.

Iluminação artificial fotossinteticamente ativa

Toda planta precisa de luz solar para se desenvolver – em geral, a das lâmpadas que temos em casa não contribuem para isso, devido ao comprimento de onda da luz que emitem. Por isso, em locais onde não há iluminação solar suficiente, é possível inserir lâmpadas específicas que “imitam” a luz solar e possuem o mesmo comprimento de onda que as plantas demandam para seus processos de fotossíntese, o que as permite crescer e se desenvolver adequadamente.

Fonte: Haus

Para insights exclusivos e oportunidades no mercado imobiliário de luxo, conheça a Style Brokers. Clique aqui para saber mais.