Caução lidera garantias de aluguel, mas opções alternativas ganham espaço

Style Brokers
Style Brokers -
11/03/2025
- Mercado Imobiliário

COMPARTILHAR

A caução segue como a garantia mais escolhida na hora de fechar um contrato de aluguel (27% dos entrevistados), de acordo com o Índice de Confiança da Loft, empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias, em parceria com a Offerwise. No entanto, outras opções aparecem de forma relevante na pesquisa.

O fiador foi escolhido por 18% dos entrevistados, enquanto, entre as garantias pagas, o seguro-fiança ou fiança locatícia foi a opção de 14%. A cessão fiduciária teve adesão de 2%, e o título de capitalização foi selecionado por 5% dos participantes da pesquisa.

A pesquisa foi realizada entre 18 de dezembro de 2024 e 10 de janeiro de 2025 e abrangeu 1.200 entrevistados das capitais Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, em amostra representativa da população dessas cidades.
 

Para o gerente de dados da Loft, Fábio Takahashi, a parcela significativa que opta por “nenhum tipo de garantia” (15%) sugere oportunidades no mercado imobiliário. ” É um espaço para as opções que trazem flexibilidade, rapidez e mais segurança”.

Uma nova alternativa foi anunciada em novembro, quando a Loft lançou, em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional, o Banco Central, a B3 e a Warren, o Loft/ Garantia Investe, um novo modelo de garantia de aluguel baseado em investimentos no Tesouro Direto.

Com essa modalidade, o inquilino realiza um investimento seguro em títulos públicos, sem necessidade de análise de crédito. O montante aplicado fica bloqueado na B3 durante o contrato, podendo ser resgatado em casos de inadimplência ou danos ao imóvel. A proposta se diferencia da caução tradicional e do título de capitalização pela maior rentabilidade e segurança da aplicação.


Fonte: VGV
Gostou deste conteúdo? Acompanhe minhas redes sociais para mais insights como este!

Siga nosso instagram